top of page

Fio elétrico falsificado: como fazer para identificar

Atualizado: 31 de jan. de 2024



Material elétrico pirata pode aumentar consumo de energia e os riscos de incêndio


A compra de produtos elétricos requer muita atenção e cuidado, pois de nada adianta ter o melhor projeto de instalação elétrica se os materiais adquiridos não tiverem os requisitos mínimos de segurança e qualidade.


Um produto barato que custa a metade do preço e que está sendo muito usado atualmente são os cabos e fios elétricos falsificados, também chamados de paralelos. Fios falsificados, quer sejam paralelos, do Paraguay ou da China, custam a metade do preço dos originais.


E em se tratando de fios e cabos elétricos falsificados, que possuem pouco cobre, muito plástico e que pegam fogo facilmente, é ainda crime do comerciante desonesto que está vendendo produto falsificado aos consumidores, e também comete crime quem está comprando para terceiros e sabe que a mercadoria é falsa.


Os condutores elétricos piratas são ‘desbitolados’, pois possuem menor quantidade de cobre que o exigido pelas normas técnicas. Além disso, o cobre utilizado não é puro e não é indicado para fins elétricos. Esses produtos geralmente usam cobre de sucata e com até 30% de impurezas.


Em geral, o material isolante plástico usado nos materiais piratas também não é totalmente adequado para fins elétricos, causando fugas de corrente elétrica excessivas, com riscos de choques elétricos e curtos-circuitos, diminuição da vida útil do cabo, e não possui propriedade antichama exigida dos produtos certificados, ou seja, propagam fogo em caso de incêndio


Fique atento também, pois existem muitos desses produtos piratas que possuem o selo do Inmetro, o endereço e o telefone do fabricante que são falsos. É possível obter no site do Inmetro a relação de todas as marcas, que estão regularizadas com a certificação dos produtos.


Por isso, prefira fios e cabos elétricos de marcas reconhecidas no mercado. A Plug Sistemas Materiais Elétricos se preocupa com a segurança de nossos clientes, por isso nossas lojas só vendem materiais de marcas reconhecidas e regularizadas com a certificação dos produtos.


Como escolher o melhor cabo para sua obra


Os cabos elétricos são classificados de acordo com sua área transversal, ou seja, sua seção transversal, quanto maior a quantidade de corrente elétrica transmitida por um cabo maior será a seção transversal do condutor.


A escolha da classe de encordoamento dos condutores para uma instalação é feita de acordo com o tipo da aplicação. Normalmente em instalações aéreas são utilizados cabos rígidos (classe 2) e em eletrodutos são utilizados cabos flexíveis (classe 4 ou 5). É recomendado que o dimensionamento das bitolas dos cabos deve estar conforme NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, e sempre realizado por um profissional capacitado.


A classe de encordoamento dos cabos flexíveis está relacionada com o diâmetro dos fios elementares. Quanto menor o diâmetro dos fios, maior será a classe e consequentemente maior será a flexibilidade do condutor.

  • Classe 02 = Fios encordoados, caracterizados pela rigidez do conjunto = classificação rígido;

  • Classe 04 = Composto por 45 condutores = classificação Flexível;

  • Classe 05 = Composto por 75 condutores = classificação Extra Flexível


CLASSE 4:


APLICAÇÃO: Recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio. NORMAS APLICÁVEIS: NBR NM 280 e NBR NM 247-2.


CLASSE 5 atox:


APLICAÇÃO: Os cabos classe 5 ATOX, são indicados para utilização em locais com alta densidade de ocupação e/ou em condições difíceis de fuga, tais como, estádios de futebol, shopping centers, hospitais, escolas, cinemas, teatros, hotéis, torres comerciais e residenciais, centros de convenções e metrô, conforme recomendado pelas normas NBR 5410 e 13570 da ABNT.










Plug sistemas Compromisso com a qualidade e segurança



Comentários


bottom of page